À medida que o mês de fevereiro se esgota, as especulações e articulações políticas se intensificam, ainda mais com a chegada de março. E com ele, a janela partidária que mexe, principalmente, com os ânimos na Câmara de Santa Maria. Por tabela, respinga nas pré-candidaturas a prefeito.
Confira alguns desses movimentos...
Pesquisa na rua
O Progressistas, que não definiu posição sobre o pleito municipal, contratou uma pesquisa, que, no momento, está na etapa de ouvir os eleitores. Depois, com o resultado na mão, segundo o presidente do partido, vereador Pablo Pacheco, a direção se reunirá com o MDB, do pré-candidato Beto Fantinel.
Também conversará com o Novo, do pré-candidato Giuseppe Riesgo, e com o PL, do pré-candidato Ewerton Falk. Pacheco, aliás, conversou por certo tempo com Falk, na quarta-feira (21), durante a posse do presidente da Câmara, Manoel Badke (União Brasil), como prefeito em exercício.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Decisão
Até o fim da primeira quinzena de março, o Progressistas deve ter uma posição sobre a prefeitura. Na bolsa de apostas, a aliança com o MDB lidera.
Pode repensar
A boataria no Legislativo de Santa Maria com a proximidade da janela, período em que os vereadores podem trocar de partido sem perder o mandato, está em ebulição. Além de Manoel Badke (União Brasil), que vai para o Republicanos, outras possibilidades estão mais para especulações, no momento, do que certezas.
Roberta Leitão, do Progressistas, é cogitada para ir para o PL e reclamou de ser “alijada”, das articulações do seu partido. Contudo, a direção conversou com ela e aposta que a mesma irá repensar.
Podemos?
Já outra vereadora do Progressistas, Anita Costa Beber, pode dar um giro de 180º: depois de sinalizar que não concorreria mais, ela mudou de planos e anunciou, na última terça-feira, que disputará à reeleição. Só que poderá ser pelo Podemos. “Estou conversando com meus amigos”, respondeu Anita à coluna, ao ser questionada se há possibilidade de concorrer pelo Podemos.
Ronda
Os boatos rondam, ainda, as bancadas do MDB e do PSDB. Nos dois partidos, poderá haver surpresas em caso de confirmações de algum vereador resolver sair pela janela. E não são, necessariamente, os nomes que vêm sendo especulados.
A dificuldade para os parlamentares, seja do Progressistas, do MDB ou do PSDB, abrigarem-se em outras legendas é de espaço. A disputa à Câmara está bem congestionada. E muitos, por esse motivo, tendem a ficar onde estão.
Empolgação
Emedebistas de Santa Maria divulgaram, empolgados, uma manifestação do atual secretário de Desenvolvimento Social do governo Eduardo Leite (PSDB), Beto Fantinel – nome preferencial do partido para a prefeitura –, convocando as pessoas a se filiarem à legenda.
(...) “Aqui tem lugar pra ti, que olha para a frente e ama Santa Maria. O MDB tem a alma gaúcha, e da nossa região e está pronto para receber a todos que querem fazer a diferença em nossa cidade. Vem para o MDB”, diz Fantinel em um trecho.
Muitos interpretaram como uma ação que antecede o anúncio oficial da pré-candidatura, o que Fantinel não confirmou ainda.
Nelson Jobim, entre os convidados do STF
Ex-ministro dos governos Fernando Henrique Cardoso(PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o santa-mariense Nelson Jobim estava entre os convidados da posse de Flávio Dino no STF, na tarde da última quinta-feira (22).
Atualmente, sócio e membro do conselho de administração do BTG Pactual, Jobim continua com muito trânsito no Judiciário e no meio político. Por esse motivo, é convidado para entrevistas.